24 de outubro de 2023

Como coletar +1.600 depoimentos de clientes reais com ZERO esforço?

Por:

Equipe Elogiou

Um mural de depoimentos é uma ótima maneira de mostrar aos seus clientes em potencial experiência de outros clientes.

Antes, gostaria de dizer que temos uma Guia: Como conseguir depoimentos? com o passo-a-passo onde compartilhamos dicas valiosas de como e porque coletar depoimentos!

Nesse artigo irei comprovar alguns pontos citados no guia!

Iremos analisar um caso real e como o uso de um mural de depoimentos pode potencializar suas vendas!

Choraboy é uma loja online de moda masculina e feminina, tendo como carro chefe a venda especializada de bonés e outros acessórios de moda.

A empresa sempre recebeu feedbacks de seus clientes. Muitos deles compartilham essas experiências nas redes sociais e fazem questão de orgulhosamente marcar a loja.

Essas marcações ocorrem em todas as redes sociais que o Choraboy está presente, mas oque parece bom pode virar um grande problema; - Receber feedbacks é ótimo claro; Mas não saber como aproveita-los torna-se um problema.

E era esse o problema do Choraboy.

Quando você compartilha em suas redes sociais um comentário de um cliente, diversas coisas acontecem:

  • Aumento de Relacionamento: O cliente percebe que sua voz foi ouvida, isso causa o efeito que a loja está atenda e se importa com o que ele diz.


  • Sensação de Pertencimento: Quando a loja compartilha os feedbacks e depoimentos dos seus clientes, ela cria uma pequena comunidade, onde todos estão felizes por terem obtido uma experiencia agradável com aquela empresa, e é bem provável que outros clientes se tornem suscetíveis a "experimentar" fazer parte dessa comunidade.

  • Aumento das vendas: Quando os clientes veem que outras pessoas tiveram experiências positivas com uma empresa, eles são mais propensos a comprar de lá.


  • Aumento da reputação: Quanto mais feedbacks você compartilha mais aumenta sua reputação, mostrando o que outros clientes dizem a seu respeito. um caso inegável disso é o Reclame Aqui.


Como você pode ver são diversos benefícios e eu poderia citar ainda mais alguns como Fidelização ou Melhora de processos internos, entre vários outros. Mas acredito que tenha ficado claro que o jogo da prova social e coleta de depoimentos é um ganha-ganha.

Como aproveitar os depoimentos e solucionando o problema?

O Choraboy recebeu pouco mais 1.200 depoimentos reais de clientes em formato de vídeo, foto, texto e até áudio. Esses depoimentos são facilmente vistos na loja virtual para os clientes que chegam.

Talvez algumas duvidas tenham surgido como: - "Ok, 1.200 depoimentos, imagina o esforço necessário para poder organizar tudo isso? Deslocamento de equipe de marketing para coletar depoimentos, editar vídeos e fotos que parecem nunca acabar, manter sempre a lista de depoimentos atualizada..."

Pode parecer um trabalho enorme certo?

Mas aqui está a sacada da Empresa: o esforço empregado para coletar mais de 1.200 depoimentos foi ZERO.

Isso mesmo, todo o processo foi realizado através dos próprios clientes. tudo que a empresa fez foi facilitar o caminho.

Mostrando o caminho das pedras

Com um formulário responsivo e amigável, fácil de preencher, os clientes podiam enviar foto, vídeo e até áudio diretamente do formulário. E o mais legal é que todos esses depoimentos aparecem diretamente na loja virtual, sem nenhum trabalho adicional, a empresa não precisou fazer NADA!

Ok..., o único trabalho da empresa, foi inserir esse link do formulário de coleta no e-mail que é enviado automaticamente para o cliente quando ele recebe o pedido. Talvez 2 min?

Fato é, o Choraboy tinha a cultura de receber feedbacks, mas muitos deles ficavam guardados onde ninguém podia ver. Agora, todos eles são públicos e à vista de todos!

A solução adotada pela empresa para coletar depoimentos de clientes foi muito inteligente e eficiente. Com essa solução a empresa foi capaz de coletar mais de 1.200 depoimentos sem nenhum esforço manual. 

E não só coleta-los mas também permitiu que exibisse os depoimentos tanto em sua loja virtual quando em seu mural exclusivo de depoimentos de forma rápida e fácil.

E tem mais!

No artigo Guia: Como conseguir depoimentos?, um dos pilares explicados foi o da Credibilidade e Confiança, onde eu ilustrei alguns comportamentos comuns de usuários onde existe interações com prova sociais, que as vezes pode passar despercebido.

Pois bem dentro dessa mesma janela de explicação, quando pesquisamos sobre "Choraboy depoimentos", o que nós encontramos?

O mural de depoimentos do Choraboy na terceira posição da pesquisa!

Imagina que ótima surpresa, seus clientes pesquisando sobre a sua marca para verificar a Credibilidade e Confiança e encontra o seu mural com centenas de depoimentos de clientes atendidos por você compartilhando suas experiências?

No mínimo algo que pode agregar muito valor!

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