10 de outubro de 2023

Guia: Como conseguir depoimentos?

Por:

Equipe Elogiou

Entendo que essa pergunta pode parecer desafiadora inicialmente, mas não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar.

Esse artigo será o primeiro de uma série de 4 artigos [irei atualizar a quantidade quando finalizar os demais artigos...] onde iremos abordar sequencialmente o tema principal "Guia: Como conseguir depoimentos?" explorando alguns aspectos a cerca desse tema.

No decorrer dessa série de artigos, vamos compartilhar dicas e um passo a passo sobre como simplificar o processo de coleta de depoimentos. No entanto, antes de explorarmos essas dicas, é importante entender por que coletar depoimentos é tão importante e como eles podem se tornar um poderoso aliado para impulsionar suas vendas.

Esses tópicos serão a base para estruturar a nossa estratégia de coleta, é importante definirmos alguns pilares principais para garantir a eficiência da nossa estratégia.

Nesse primeiro artigo irei abordar 4 tópicos:

  • Credibilidade e Confiança

  • Distinção

  • Influência na decisão de compra.

  • Fidelização

Credibilidade e Confiança

Naturalmente, em algum momento da sua vida, você precisou contratar um serviço de internet que fosse bom e acessível, certo?

Qual foi a primeira coisa que você fez? Provavelmente, recorreu a um familiar ou amigo em busca de orientação, por certo alguém da sua confiança.

Certamente perguntou a eles qual serviço de internet eles utilizavam, qual era a velocidade de entrega, qual o valor da mensalidade. Talvez eles até tenham compartilhado experiências positivas ou negativas que tiveram com aquele provedor.

Mesmo sabendo que essas informações seriam fornecidas durante o processo de contratação do serviço, a nossa primeira ação foi buscar informações sobre algo desconhecido com alguém que conhecemos.

Vamos imaginar outro cenário que é bem comum hoje em dia, você já precisou trocar de aparelho celular, não demorou muito até você encontrar aquele modelo que possuía todas as especificações que você buscava, porem mesmo sabendo que era o aparelho certo, você foi atrás de relatos de pessoas que tinham aquele aparelho para confirmar suas expectativas, para então fazer sua compra, não é mesmo?

Mesmo que você não conheça todas as pessoas que compartilharam suas experiências com aquele modelo de celular os depoimentos foram suficientes para criar credibilidade e confiança a cerca do produto.

Distinção

Quem poderia imaginar que seria possível empreender no setor bancário, um setor que parecia estar consolidado e sem espaço para concorrência? O Brasil possui pouco mais de 100 bancos, mas os quatro maiores bancos sendo eles: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander — dominaram o mercado por décadas.

Pois, eis que nasce a Nubank, que com apenas 10 anos de existência já assume a posição de sexto maior banco do Brasil. A inovação tecnológica foi um diferencial importante para o crescimento da Nubank, mas o atendimento diferenciado também foi essencial.

Todos os bancos possuem atendimento ao cliente, porque a Nubank se destacaria tanto nesse quesito? Vou te contar um segredo que não é um segredo — Os clientes da Nubank ficaram tão satisfeitos com a experiência bancária que não foi possível guardar a satisfação em segredo e começaram a recomendar a empresa para seus amigos e familiares.

Talvez até você tenha recebido um convite para abrir conta ou indicou a Nubank como solução para alguém que precisava.

Novamente mostrando como um depoimento (ou nesse caso milhares deles) podem fazer diferença para a sua marca.

Influência na decisão de compra

Ha alguns meses atrás eu precisei comprar um removedor de pelos de gatos, eu já estava com a intenção de comprar aqueles modelos que possuem uma fita adesiva como refil, muito parecido com um modelo que um conhecido meu usava, após fazer algumas pesquisas no mercado livre, me deparei com um modelo bem diferente que não precisava de refil, uma escova com pequenas cerdas que prendiam os pelos, porem eu nunca havia visto aquele tipo específico de remover de pelos de gato.

Após ver o anúncio, peguei a referência do modelo e fui pesquisar no YouTube se havia alguém falando a respeito daquele produto; e sim havia algumas centenas de vídeos falando sobre o removedor de pelos.

Assiste alguns vídeos entre 3 a 7 minutos, alguns deles os depoentes faziam até comparação com outros modelos, ao final dos vídeos eu estava convencido de qual produto comprar.

E realmente atendeu minhas expectativas! Inicialmente eu tinha um modelo em mente para comprar, porem após assistir pouco mais de 2 – 3 vídeos foram suficientes para me fazer mudar de ideia e comprar outro modelo.

Certamente que isso já aconteceu com você! seja na hora de comprar uma roupa, um carro ou um até um curso.

Fidelização

Depoimentos não servem apenas para influenciar novos clientes a respeito do seu produto ou serviço, eles também são ótimas formas de fidelizar clientes, muitos deles passam a ser defensores da sua marca influenciando outros clientes a permanecerem com você!

Talvez você já tenha pensado em abandonar a sua operadora de celular e ao compartilhar sua insatisfação alguém disse: — Tem certeza que vai fazer isso? essa é a melhor cobertura da região! — No seu lugar eu não trocaria!

Pois bem, as chances de você já ter ouvido uma conversa assim são bem altas, seja no papel de defensor de uma marca como também do lado que quem estava disposto a abrir mão da empresa.

Como você pode ver, depoimentos as vezes podem ser muito subestimados e as vezes até deixado de lado, poucas empresas possuem uma cultura de coleta de depoimentos eficiente.

Não coletar depoimentos é como dirigir um carro de 5 marchas usando apenas a primeira e a segunda, o carro vai andar, mas quem estiver usando a quinta marcha vai passar voando do seu lado!

Conclusão

Esse é o primeiro artigo dessa pequena série denominada "Guia: Como conseguir depoimentos?" para o nosso proximo artigo iremos abordar sobre timing: qual o momento ideal para coletar depoimentos de valor e extremamente sinceros?

Espero que essa pequena introddução tenha te dado insights para a sua estratégia de coleta!

E nos vemos na próxima!

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