9 de novembro de 2023

Onde coletar depoimentos?

Por:

El equipo Elogiou

Saber onde coletar depoimentos é essencial para quem está traçando uma estratégia ou quer começar e não sabe qual o caminho. Fique tranquilo porque há meios muito eficazes e que podem facilitar a captação desses testemunhos.

Confira quais as sugestões e adote aquelas que se adequam ao seu público e que serão efetivas para sua empresa. Dessa forma, perceberá que coletar os depoimentos é mais simples do que pensava.

Onde coletar depoimentos?

Há muitos canais e meios que podem ser utilizados para colher os depoimentos de seus clientes, mas as principais são:

● Redes sociais;
● Plataformas de avaliação;
● Via formulário;
● Manualmente.

A seguir, veja quais são todos esses canais e de que forma eles podem ser aproveitados na coleta dos depoimentos. 

Redes sociais

Não há dúvidas que as redes sociais estão no topo da lista de quem precisa de meios para coletar depoimentos. Afinal, diariamente as pessoas comentam sobre suas experiências, avaliam produtos e serviços e você precisa aproveitar esse engajamento.

Uma pesquisa realizada pela Emarsys, do Reino Unido, aponta que 29% dos usuários acreditam que suas opiniões não são aplicadas ou sequer lidas. Ou seja, a maioria das empresas ao menos leem ou veem os feedbacks deixados por seus clientes.

Ao usar as redes sociais para coletar depoimentos há um leque grande de possibilidades e caminhos, por exemplo:

● Instagram;
● TikTok;
● Youtube;
● Twitter;
● Linkedin;
● Facebook.

Por meio de comentários, postagens, vídeos e fotos, seus clientes podem opinar sobre sua empresa, produtos e serviços de forma orgânica. Assim, ajudando até mesmo na credibilidade e propagação de sua marca.

Ter um perfil ativo nos canais usados pelo seu público garante que possa captar esses depoimentos e usá-los de forma estratégica. Portanto, seja na divulgação da marca ou na melhoria de sua entrega.

Nesse tipo de meio, é possível coletar depoimentos a partir de comentários, postagens, vídeos e fotos publicados pelos usuários, bem como, interações com os conteúdos da sua própria empresa.

Onde coletar depoimentos: plataformas de avaliação

Além das redes sociais, você pode optar pelas plataformas de avaliação para coletar depoimento. Por exemplo, o Google Reviews e o Reclame Aqui. No caso, o segundo é essencial que fique sempre de olho para ver se há reclamações ou dúvidas para solucionar.

Plataformas como o Google Reviews permitem que os clientes façam avaliações que ficam públicas no perfil de sua empresa. Ou seja, quando alguém pesquisar pelo seu negócio é possível acompanhar esses comentários.

Uma dica é solicitar aos clientes avaliações nessas plataformas. Portanto, após uma compra, envie o link para que eles possam deixar um testemunho para que todos vejam.

Sites de compra

Dependendo do seu tipo de negócio, pode ainda coletar depoimentos nos sites de compra, como Amazon, Mercado Livre, Americanas e nas demais. Então, após receber as mercadorias e produtos, solicite um feedback nesses canais.

Esses tipos de feedback além de serem importantes para a empresa, também servem para induzir a compra de outras pessoas. Isso porque, é comum que antes de uma aquisição, o usuário verifique os comentários sobre o produto.

Via formulário

Quem está em busca de onde coletar depoimentos também pode apostar nos formulários. Afinal, é a possibilidade de que a empresa crie perguntas que podem direcionar o que gostaria de ouvir dos clientes.

Os formulários podem ser entregues presencialmente, em visitas ou após uma venda. Bem como, no formato online, com ferramentas como o Google Forms, por exemplo. Assim, você pode enviar aos clientes após a compra ou no período que tiver o melhor contato.

Onde coletar depoimentos: pesquisa de satisfação

Um bom exemplo do uso de formulários são as pesquisas de satisfação. Aliás, é muito comum que as empresas apliquem ao menos uma vez por ano, para identificar os clientes promotores e os detratores.

Manualmente

Por fim, ainda é possível coletar depoimentos de forma manual. Ou seja, se tiver um contato presencial com seu cliente, aproveite para conseguir um feedback. Assim, você pode gravar um vídeo, um áudio ou transcrever o que ele disse.

É claro que essa não é a maneira mais simples para quem quer coletar depoimentos de clientes reais com zero esforço. Inclusive, se você se enquadra nesse grupo precisa ler nosso material sobre o tema, clicando aqui.

Consiga mais depoimentos com seus clientes

Conhecer quais os canais para a coleta de feedbacks é essencial não só para quem está começando, mas também para as empresas que desejam inovar neste processo. Afinal, pode encontrar nesta lista um meio que não considerava anteriormente.

Mais do que conhecer os canais, a empresa deve saber como conseguir depoimentos e, para isso, aproveite o guia no link. É um material que vai ajudá-lo a iniciar esse processo em seu negócio.

Recapitulando, crie uma estratégia para a coleta de depoimentos e verifique quais os canais e meios que precisam estar presentes nelas. Mas, sempre pensando na visão do seu cliente e usando aqueles em que ele é mais ativo.

Está pronto para traçar um processo eficiente na coleta de depoimentos em sua empresa ou marca? Porque esse é o passo inicial!

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